Fique por dentro

Joinville se destaca na Black Friday 2023 com maior intenção de investimento médio por consumidor

Joinville se destaca na Black Friday 2023 com maior intenção de investimento médio por consumidor Notícia

Publicado em 22/11/2023

Black Friday e Natal desempenham um papel importante para a geração de renda na cidade


A Fecomércio-SC divulgou recentemente os resultados da pesquisa de intenção de compras para a Black Friday 2023, revelando que Joinville lidera as sete cidades analisadas, incluindo Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Lages e Itajaí, com a maior intenção de gasto médio por consumidor. Os dados indicam que a motivação predominante para as compras durante o evento será a busca por redução de preços, promoções e descontos vantajosos.

Na maior cidade do estado, o setor de móveis, eletrodomésticos e decoração doméstica desponta como o favorito entre os entrevistados, com 41,7% de intenção de compra. Em segundo lugar estão os artigos eletrônicos, com 29,5%.

A pesquisa revela que, em nível estadual, a intenção de gastos média é de R$ 1.288,81, enquanto em Joinville esse valor atinge R$ 1.507,36. Edigar Zimmermann, superintendente do Garten Shopping, analisa que esses números refletem um crescente aquecimento na economia local.


“O consumo em Joinville tem experimentado um crescimento constante, principalmente porque tem  aumentado  a presença de grandes marcas nacionais e internacionais. Aqui no Garten Shopping, recebemos algumas marcas neste último ano, Shoulder, Farm, Outback, Café Cultura, Tok&Stok e ainda a iminente inauguração do KFC, Democrata e Wow Park. Esse fenômeno está contribuindo para um consumo mais voltado para o mercado local, uma vez que as marcas desejadas agora estão ao alcance dos consumidores joinvilenses”, comentou.

A pesquisa também aponta que 37,9% das famílias catarinenses planejam ampliar os gastos de forma parcelada, com o cartão de crédito sendo a opção preferencial. Segundo a Fecomércio, esse dado revela uma maior confiança dos consumidores em realizar gastos durante a Black Friday.

Além disso, há também um aumento significativo na busca por itens para a casa e a família, representando 45,7% dos consumidores, um avanço em relação ao ano anterior, quando esse índice foi de 38,1%. Outro destaque é a crescente tendência de antecipação das compras de presentes de Natal durante a Black Friday, indicando uma mudança de comportamento dos consumidores em relação ao evento.


Edigar destaca a significativa contribuição do varejo e das datas comemorativas para o dinamismo econômico da cidade. “Esses períodos desempenham um papel fundamental em nosso contexto econômico. Afinal, são empreendedores que impulsionam a atividade econômica, criam oportunidades de emprego e estimulam a geração de renda. No Garten Shopping, aproximadamente 4000 empregos são gerados para a região, essas oportunidades ainda se expandem no final do ano com a contratação de reforço, visando atender tanto à demanda da Black Friday quanto ao período natalino”, diz Edigar.