Informações
  • Publicado em: 31/10/2023

Fachada do Garten Shopping é iluminada em prol ao Novembro Azul
Câncer de próstata é o segundo mais frequente em homens, segundo o Inca

 

Durante o mês de novembro, a fachada do Garten Shopping estará iluminada com a cor azul, em prol da campanha do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata.

De acordo com as estimativas para o ano de 2023 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata ocupa a segunda posição no ranking de cânceres mais comuns entre os homens, contabilizando 1,4 milhão de novos casos (representando 14,3% do total), perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Segundo o Ministério da Saúde, na fase inicial o câncer de próstata não evidencia os sintomas, por isso vale ressaltar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.  Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, além de outros exames que também podem ser solicitados pelo médico. Os fatores de risco incluem idade (quanto mais avançada, maiores as chances), histórico familiar, sobrepeso e obesidade.

A iniciativa de iluminar fachadas, pontes e monumentos públicos é conhecida mundialmente e o objetivo é impactar visualmente a população a fim de divulgar informações sobre as formas de proteção e diagnóstico precoce da doença, reduzindo a incidência e a mortalidade.

Compartilhar
Indicar para amigo